Carenagem de placa de vídeo, como fabricar a sua


Por Erik Coelho - Overclocker da liga mundial

O objetivo deste artigo é mostrar como criar uma carenagem para uma placa de vídeo que serve tanto para corrigir um problema caso ela ou um fan tenha quebrado e tenha dificuldade de encontrar um substituto, por estética ou melhor ainda por desempenho visto que você decide as medidas para os fans com a possibilidade de instalação de modelos de alta performance.

O primeiro passo é aferir as medidas do cooler da placa de vídeo, e se será possível aproveitar a furação original da carenagem no caso de não for possível o melhor é estudar qual seria o melhor local e tendo em mente as medidas dos fans. Para fazer a furação o ideal é utilizar um macho M3 ou 2.5, e antes é claro realizar o pré-furo onde a relação ideal é: Diâmetro nominal do macho (mm) – Passo do macho (mm) = Diâmetro da broca (mm).

Exemplo: para uma rosca M10x1,50 teremos: 10 – 1,5 = 8,5, ou seja, o pré-furo adequado deverá ser de 8,5 mm.

Obs: se você não esta familiarizado com a utilização dessa ferramenta e quer aprender é só acessar este ótimo artigo.

O 2º passo é definir o material para a carenagem e cortá-lo (sempre utilizando o esquadro) no caso dessa placa de vídeo de exemplo uma cantoneira de alumínio de 1" foi o suficiente, onde apenas duas peças idênticas dela já servem para fixar os fans e o conjunto ao cooler usando o mesmo parafuso para tal. Outra coisa importante é simular uma montagem e olhar se ambas as peças não vão obstruir as pás dos dois ou mais fans e definir o corte se isso estiver acontecendo no exemplo a medida foi de pouco mais de 1cm que já foi o suficiente para o furo e a cabeça do parafuso.

Agora com a peça cortada e limada é a hora de encaixar os fans nas peças de alumínio para a marcação dos furos, com uma morsa é mais fácil marcar por que a peça se mantém fixa, a posição deve coincidir com a área onde o furo com rosca vai estar. Para marcar os furos da carenagem com os fans você pode usar parafusos menores com porcas para fixar os fans nas duas peças e no furo livre fazer a marcação no dissipador ou suporte que você criou, furar e em seguida passar o macho.

Se sobrou material essa também é a hora de decidir o seu acabamento é possível fazer cortes em 45º como no exemplo ou usar a criatividade para deixar do seu jeito.

Agora com a peça praticamente pronta, definir a ligação dos fans é importante seja ela no conector original da placa (caso os fans tiverem especificações equivalentes) ou direto da fonte/placa mãe, se forem fans de alto desempenho acima de 0.70A (700mA) o ideal é usar um adaptador para Molex/SATA ou ligá-lo a um controlador PWM.

Se tudo deu certo, você tem uma carenagem com fans funcional e talvez mais eficiente que a original, o acabamento final pode ser desde manter no metal fazendo um polimento, ou até mesmo pintar com uma tinta spray de envelopamento que também serve como isolante pois deixa a peça pintada com textura emborrachada, essa tinta também serve para isolar placas eletrônicas e é usada por Overclockers para OC extremo e o resultado é como na primeira imagem do artigo.