SZMZ GTX 960 2 GB

PCB e Cooler

Arruelas de Plásticos, acabamento rústico

O acabamento não é muito bom, parece que do jeito que ele saiu da maquina de corte "fresa", já foi instalado, sem nenhum polimento

Porém o VRM dessa placa possui mais fases que o normalmente visto em placas de entrada, sendo 3 para o chip e 1 para VRAM onde normalmente são 2 para o chip e 1 para a VRAM, o que garante uma melhor distribuição da carga e consequentemente uma melhor elasticidade no Overclock.

Foi constatado com base em relatos das redes sociais que existem pelo menos 4 modelos diferentes variando entre 2 tipos de PCB um com VRM e VRAM melhores (este exemplar) e outro com conector SLI, mas com ambos os itens acima inferiores, conectores como o de 4pin podem estar ausentes (capa plástica).


Existe ainda outras variantes sem fans com controle via PWM (4pin) variando entre os dois PCBs supracitados.

Superposition

A pasta térmica original da placa é muito ruim, chegando a 81°C e derrubando as frequências quando em detrimento da alta temperatura.

Mas a limitação não vem do cooler nem do VRM. Na verdade a placa tem um clock boost estimado bastante alto segundo o programa NVidia Inspector, onde informa 1307MHz, mas a placa reduz seu clock para 1290MHz devido a alta temperatura.

Troca da pasta

Ao trocar a pasta térmica pela GD900 de 4,8W/mk a placa pode alcançar frequências mais altas e permanecer por mais tempo nelas.

Overclock

Com um pequeno overclock já é possível fazer a placa desempenhar bem mais, inclusive mais fria com os fans em 100% da rotação

Score no site oficial do benchmark não é maior que 5313

Melhor score com arrefecimento induzido

Com a adição de 2 fans posicionados no VRM e na VRAM, foi possível subir bastante as frequências e atingir uma pontuação bastante alta no Superposition.

Chama muita a atenção a baixa temperatura do chip e sua grande elasticidade no overclock, com certeza é um resultado impressionante para uma placa chinesa.


1582MHz GPU Clock e 4131MHz na VRAM chip Samsung,