Backplate 100% Funcional


Por Erik Coelho - Overclocker da liga mundial

Neste breve artigo irei mostrar a construção de um backplate com dissipação passiva nos chips de memória de uma placa de video.

O primeiro passo foi cortar uma chapa de aço galvanizado (não é o material ideal, mas era o disponível no momento e além disso a chapa de cobre que vem antes ajuda muito), no tamanho do PCB de maneira que não atrapalhasse os conectores ou encostasse em algo

Depois de cortar e limar as rebarbas da chapa, foi feita a marcação dos furos com base no dissipador das memórias + VRM frontal da placa que é uma chapa de alumínio.

O primeiro problema foi a rosca utilizada nesse dissipador interno, como não tinha parafuso M2.5 do comprimento necessário foi necessário refazer a rosca passando o macho M3 e em seguida o segundo macho de acabamento que vem no kit de duas peças.

Chapas de cobre polidas.mp4

Com toda a parte de fixação definida, dei início ao corte da chapa 100% cobre de 1mm de espessura que faz o contato junto com o termal pad de 14.5W/mk 50x50x2mm. Para cortar tinha duas opções na esmerilhadeira ou na tesoura de aviação, acabei escolhendo a 2ª opção por não precisar de um apoio seguro, mas após o corte foi necessário alinhar na morsa todas as 12 peças cortadas porque essa tesoura cria empenos no material.


Finalizei lixando/polindo com lixa d'água 320, 400, 600, 1200 e 2000 e o resultado é como mostrado no vídeo ao lado.

Como intuito é dar resultado, então para acelerar a montagem apenas lixei com lixa 400 e 600 d'água as chapas.

Após similar a montagem percebi que seria necessário apoios para a chapa não criar desníveis e consequentemente afastar os termal pads e até deixar as chapas de core saírem do local previsto e ocorrer um desastre queimando algum(s) componente da placa. Essa medida dos thermal pads vai variar de projeto e modelo de placa ainda foi aplicado pasta térmica nas chapas de cobre para melhorar a transferência térmica.

Montagem finalizada.

E este foi o resultado deu para correr com 1495MHz no chip e 1993MHz na memoria rodando o Superposition 1080P Extreme a 55ºC. Essa unidade não é a que sobe mais na memória e já passou por um lapping na base do cooler e a pasta térmica trocada para uma GD900 e os testes foram realizados na bancada com temperatura ambiente de +-25ºC, porém é um excelente resultado contando que o clock boost de uma placa referencia é de apenas 1178MHz.